O QUE É PRESSÃO?

Pressão é a força com que a água sai da máquina. No Brasil, a pressão é medida em libras, PSI ou BAR. Libras e PSI possuem o mesmo significado. No mercado, a maioria das marcas indicam a pressão de suas lavadoras em libras, por exemplo: 1750 libras ou 1400 libras de pressão. Algumas marcas usam outra unidade de medida chamada BAR. BAR é outra unidade de pressão e pode ser transformada em libras ou PSI multiplicando o valor em BAR por 14,5.

O QUE É VAZÃO?

Vazão é a quantidade/volume de água que sai da máquina durante o uso. Então, quanto menor a vazão menos água será usada. A vazão possui duas medidas. Pode ser divulgada com litros por minuto, ou seja, quantos litros de água a máquina usa por minuto, por exemplo: 5,5 l/min, ou pode ser em litros por hora, por exemplo: 360 l/h. O consumidor entende melhor litros por hora, portanto, para converter de litros por minuto para litros por hora basta multiplicar por 60.

O QUE É POTÊNCIA?

Potência é a energia que o motor usa para fazer a máquina funcionar. O brasileiro tem costume de pensar que maior potência quer dizer que o produto é mais forte. No caso de lavadoras, isto é incorreto, pois o que gera a pressão é o conjunto do motor e bomba. Ou seja, uma bomba pode gerar a mesma pressão comum motor de diferentes potências, entretanto, isto depende da eficiência do motor e da bomba.

O QUE É TENSÃO?

Hoje não existem lavadoras de alta pressão com motores bivolt, ou seja, 127V ou 220V na mesma máquina. Na compra, o consumidor terá que escolher entre 127V ou 220V.